Quem é esse profissional e qual sua importância no aprendizado das crianças?
Anualmente, o dia do orientador educacional é celebrado no dia quatro de dezembro. Essa data tem como objetivo homenagear os profissionais que se dedicam ao auxílio de alunos, em diferentes idades, durante o processo de aprendizagem. Eles têm como função ajudar jovens a encontrarem sua vocação profissional através de métodos emprestados da psicologia e da pedagogia. Quer saber mais sobre esse profissional e o porquê ele merece ser homenageado? Continue a leitura do artigo que a Casinha da Maria preparou para que você possa entender mais dessa profissão!
Professor e orientador educacional: é a mesma coisa?
A resposta rápida é: não. Embora o professor também possa auxiliar o encontro vocacional dos alunos, sua tarefa principal é atuar como mediador do conhecimento. Num vocabulário mais técnico, o orientador educacional tem como função cumprir o chamado “currículo oculto”, isto é, os valores e a construção de relações interpessoais que são desenvolvidas não só no ambiente escolar, mas na vida diária dos jovens.
Veja a lista de funções de um orientador educacional:
- Orienta alunos em seu desenvolvimento pessoal;
- Orienta e dialoga com toda a comunidade escolar;
- Participa da organização e da realização do projeto político-pedagógico;
- Ajuda o professor a lidar com problemas de aprendizagem;
- Medeia conflitos entre alunos, professores e responsáveis;
- Atua conforme a legislação educacional do país;
- Circula pela escola e tem um convívio ativo com os estudantes.
Onde o orientador educacional pode atuar?
O orientador educacional normalmente atua em escolas, junto à supervisão da coordenação pedagógica da instituição, mas também são capazes de atuar nos chamados Centro de Orientação Profissional, em que a sua atuação é bastante parecida com a do contexto escolar, no entanto, nesse caso, em ambientes de trabalho.
O que regula a profissão de orientador educacional?
No Brasil, a profissão de orientador educacional é regulada através da Lei nº 5.564, de 21 de dezembro de 1968, e regulamentada pelo decreto nº72.846/73.
Nós da Casinha da Maria homenageamos e reconhecemos a importância do orientador educacional no desenvolvimento pedagógico de crianças e também no desenvolvimento profissional de jovens e adultos. Por isso, os nossos parabéns e grande admiração a estes profissionais.