A alfabetização é um processo que requer algumas habilidades e competências prévias. Segundo Emília Ferreiro, educadora que revolucionou os estudos e os métodos sobre alfabetização, a criança passa por diferentes fases durante o processo de alfabetização. A alfabetização é um processo que não ocorre do dia pra noite.
Fases do processo de alfabetização
Durante o processo de alfabetização a criança passa pelas fases: pré-silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábico-alfabética e, por fim, alfabética. Em breve faremos um artigo sobre essas fases aqui na casinha.
Cada fase do processo de alfabetização é importante para o desenvolvimento e cada criança tem seu tempo, seu percurso, dentro do processo de alfabetização.
Nesse percurso de alfabetização, você, papai e mamãe, podem escolher brinquedos que podem contribuir no desenvolvimento de habilidades prévias ao processo de alfabetização e no próprio processo de alfabetização.
Brinquedos que podem auxiliar no processo de alfabetização
A brincadeira proporciona a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Com a alfabetização não seria diferente, seu pequeno pode se desenvolver enquanto brinca e pode aprender se divertindo.
Um exemplo de brinquedo que pode auxiliar na alfabetização é a lousa mágica com o formato das letras e com setas indicativas da direção de escrita das letras. Os blocos magnéticos para montar com adesivo de letras também podem ajudar nesse percurso de alfabetização.
Você pode propor atividades com esses brinquedos. Você pode propor atividades que contribuem nessa caminhada. Atividades que auxiliam as crianças a compreender e avançar rumo à alfabetização.
Você também pode ser um mediador no processo de alfabetização da sua criança
A forma como seu pequeno utiliza os brinquedos também faz toda diferença. Você pode ser um mediador nesse processo de aprendizagem. Você pode fornecer modelos de como brincar, propor atividades com o brinquedo… Você pode guiar seu pequeno durante esse processo.
Porém, quando for propor atividades ou fornecer modelos às crianças, sempre considere que a brincadeira, mesmo guiada pelo adulto, deve ser algo divertido, prazeroso para a criança. A brincadeira deve ser um momento em que a criança aprende se divertindo.
No catálogo da casinha temos algumas opções de brinquedos. Que tal conferir?