Pergunta que se repete muitas vezes na cabeça dos papais… “Qual brinquedo educativo escolher para as crianças de 1 a 3 anos?”. Na primeira infância, principalmente nos anos iniciais, as crianças se encontram em pleno desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional… Nessa fase é muito importante oferecer estímulos, atividades e oportunidades para potencializar o desenvolvimento do seu pequeno. Para isso algumas brincadeiras e brinquedos educativos podem ser um bom investimento para potencializar as etapas de desenvolvimento do seu filho.
Primeira infância e o tempo de aprendizagem.
Na fase dos 1 aos 3 anos seu pequeno é capaz ou está desenvolvendo capacidades de explorar objetos, imitar comportamentos, se expressar ludicamente, dentre outros. Lembrando que cada criança é única e precisamos respeitar seu tempo de desenvolvimento e aprendizagem.
Escolhendo o brinquedo educativo ideal.
Brincadeiras que envolvem brinquedos que podem ser explorados físico e ludicamente ajudam no desenvolvimento motor e cognitivo, por exemplo. brinquedos como peças de montar, em tamanhos apropriados para a idade do pequeno e desenvolvidos seguindo as normas de qualidade e segurança, podem estimular as funções motoras, a criatividade, o foco e a paciência, por exemplo.
Brinquedos de montar e seu potencial.
Os brinquedos de encaixar podem ser oferecidos em peças diversificadas de tamanhos, formatos e cores em maletas para o seu filho explorar e desenvolver a criatividade, criando diferentes objetos. Nesse processo os pais podem contribuir brincando junto e oferecendo modelos de como brincar, modelos de objetos para reproduzir.
Os brinquedos de encaixar também podem vir com quantidades e peças específicas para montar brinquedos específicos, como unicórnios, robôs e dinossauros. Um brinquedo que a criança pode explorar inicialmente com um adulto guiando a montagem. A criança é estimulada a desenvolver a habilidade de seguir um conjunto de instruções para concluir uma atividade, por exemplo. Ensinando e brincado, a criança aprende e se desenvolve nas trocas com o brinquedo e com o adulto.