Uma visão científica sobre o papel dos brinquedos no desenvolvimento infantil.

Menino no campo, brincando com balão.

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O brincar é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento infantil, como já temos destacado em alguns artigos aqui no Blog Casinha da Maria. Contudo, muitas vezes, consideramos a brincadeira, seja entre crianças, entre adultos e crianças ou até mesmo com uma criança brincando sozinha, apenas como uma atividade de distração e diversão para os pequenos. Nesse artigo, entenderemos que a visão científica nos diz que o papel dos brinquedos no desenvolvimento infantil é um fato comprovado.

Crianças brincando de fazer ciência na escola.

Crianças brincando de fazer ciência na escola.

Também consideramos muitas vezes a hora da brincadeira como aquele momento de tranquilidade em que o pequeno está voltado para o brinquedo e você, papai ou mamãe, pode finalmente terminar aquela atividade do trabalho ou da casa ou até mesmo descansar.

Muitas vezes não associamos o brincar com um momento de desenvolvimento e aprendizagem. Porém, acredite, pesquisas científicas educacionais e psicológicas apontam para o ato de brincar como uma atividade de desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos. Nos momentos que interagem com os brinquedos, as crianças desenvolvem capacidades, como a de imaginar e a de imitar. Ambas fundamentais em etapas posteriores do desenvolvimento infantil.

Brincando e aprendendo.

Para Vygotsky (1991) o brinquedo tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Nesses momentos, o brinquedo permite a criança aprender sobre as regras que regem as brincadeiras em si e também as regras que regem as relações e atividades sociais. Regras que mais tarde serão fundamentais para conviver em grupo e lidar com diferentes questões sociais do cotidiano. Como citamos no artigo anterior que faz relação do programa BBB com a brincadeira e a formação de adultos interagindo em sociedade.

Crianças brincando no parque.
Crianças brincando no parque.

Contudo, como destaca o autor, as crianças inicialmente não têm plena noção do que estão fazendo: “no brinquedo, espontaneamente, a criança usa sua capacidade de separar significado do objeto sem saber que o está fazendo (…)” (Vygotsky, 1991, p .66). No brincar, quando a boneca, se torna “a filha” e a criança a “mãe”, a criança segue as regras que ela conhece e vivência sobre a maternidade, em sua relação real com sua mãe.

Vygotsky (1991) destaca também a importância do brinquedo no desenvolvimento infantil. “O brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança. No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade” (Vygotsky,1991, p. 69).

menina brincando com sua boneca.
Menina brincando com sua boneca.

Cada idade um brinquedo.

Cada faixa etária tem suas capacidades e limitações e cada etapa é importante nesse processo de desenvolvimento. Nesse sentido, para o autor, uma criança pequena precisa do objeto em questão para brincar, suas brincadeiras estão presas a contextos reais vivenciados. Com o tempo, essa criança vai desenvolvendo a capacidade de imaginar e com isso vai deixando de depender do objeto ou situação real em si e passa a “imaginar” a partir das informações e vivências que conhece daquele objeto.

Pais e filhos se amando.
Pais e filhos se amando.

Você tem brincado com seu filho? Passar um tempo com seu filho e participar da brincadeira estimula o aprendizado, o desenvolvimento e ainda garante boas gargalhadas e sorrisos estampados na cara, além do coração ficar quentinho… aquecido pelo amor que damos e recebemos. Brinque mais com seu filho.

Até o próximo artigo 🙂

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