Testamos o aplicativo da UNIVESP que ensina como escolher as atividades, brinquedos e brincadeiras mais recomendadas para cada faixa etária.

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Quem brinca seus males espanta.

O aplicativo é um REA (Recurso Educacional Aberto) criado pela UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), com a consultoria da professora Claudia Panizzolo, em agosto de 2018. O objetivo é auxiliar o aprendizado dos estudantes do terceiro semestre de pedagogia da instituição, em uma das principais temáticas da disciplina Fundamentos de Educação Infantil I: a importância do brincar.

Quem brinca seus males espanta. Imagens do app da UNIVESP.
O que é um REA? Recurso Educacional Aberto?
De acordo com a informação disponível no site da instituição, são: “...materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento.” UNESCO.

Um guia na escolha de brinquedos e brincadeiras.

O aplicativo objetiva guiar o estudante na aprendizagem. A proposta é estabelecer relações entre as etapas do desenvolvimento de cada faixa etária da Educação Infantil e os brinquedos, os objetos e as brincadeiras que exemplificam atividades e formas de desenvolver e potencializar as habilidades de cada etapa do desenvolvimento infantil.

Escolhendo o brinquedo educativo ideal.

“Na Educação Infantil, é muito importante a oferta de diferentes materiais e brinquedos para os bebês, as crianças bem pequenas e as crianças pequenas. Neste recurso, você deverá associar as atividades, brinquedos e brincadeiras mais adequadas para cada idade.”

Papai e mamãe brincando com seu bebê com brinquedos educativos.
Papai e mamãe brincando com seu bebê com brinquedos educativos.
Os papais também podem aprender brincando.

Nossas conclusões: o app que foi criado pela UNIVESP para auxiliar a aprendizagem dos estudantes de pedagogia. Mas pode ser uma ferramenta muito interessante e poderosa para ajudar os papais a entender e escolher melhor brinquedos e brincadeiras para os seus pequenos.

O app separa as faixas etárias e nos ensina qual a melhor escolha para cada uma delas. As categorias do app são:

0 a 1 ano e meio

1 ano e meio a 3 anos e 11 meses

3 anos e 11 meses a 5 anos e 11 meses

0 a 5 anos e 11 meses

Clicando em cada faixa etária aprendemos, a partir de tentativas, a associar as atividades mais recomendadas para cada idade. O aplicativo acusa o acerto ou erro das escolhas para cada faixa etária, e só deixa avançar para próxima etapa após acertar todas as opções para aquela faixa etária. Em seguida, segunda etapa, conseguimos associar as atividades às sugestões de brinquedos e brincadeiras para cada caso. O aplicativo também acusa os acertos e erros nessa etapa.

Assim, você pode aprender um pouco sobre as etapas do desenvolvimento do seu filho e como potencializar o desenvolvimento com brinquedos e brincadeiras. E também testar seus conhecimentos sobre a temática.

Veja você mesmo e aprenda brincando. Clique aqui e teste o app. É bem divertido 😊

Fonte do conteúdo e referências.

www.univesp.br

https://apps.univesp.br/o-que-e-um-rea/

https://apps.univesp.br/repositorio/quem-brinca-seus-males-espanta/

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades sempre que saírem aqui

Deixe um comentário

Veja outros Destaques

Quer ver seu super Herói?

entre em contato com a gente