Os brinquedos, educativos ou não, estimulam a imaginação e criatividade das crianças, isso porque é com o “faz de contas” que aprendemos, desde pequenos, coisas básicas da vida, por exemplo, a melhoria em habilidades motoras e cognitivas até a imitação de uma profissão que pode se tornar realidade no futuro. É por isso que especialistas, como pedagogos, pediatras e psicólogos recomendam a escolha assertiva de brinquedos de acordo com a faixa etária da criança, isso porque cada brinquedo corresponde à uma competência humana e para que o desenvolvimento dessas habilidades sejam agradáveis para a criança algumas especificações são necessárias. Continue a leitura e saiba como escolher o brinquedo adequado para cada estágio do desenvolvimento.
Conheça a classificação de brinquedos por faixa etária de acordo com Jean Piaget!
Jean Piaget defende que as crianças brincam de acordo com o estágio do desenvolvimento que se encontram, ainda que algumas variações possam ocorrer de criança para criança, confira os estágios e faixa etária definidas pelo estudioso:
- Sensório motor: de zero a dois anos de idade;
- Pré-operatório: de dois a sete anos de idade;
- Operatório concreto: dos sete aos onze anos de idade;
- Operatório formal: a partir dos doze anos de idade.
Os brinquedos são uma forma de experienciar o mundo de diversas formas. No que diz respeito ao aspecto social, os brinquedos que incluem mais de um participante e algumas regras possibilitam o respeito e compreensão do próximo. No faz de conta, a pedida é para que as crianças estimulem sua imaginação ao máximo e se tornem pequenos professores, médicos e artistas. Os jogos exploratórios, em que sons e formas são descobertos, a habilidade artística é uma possibilidade. Todos esses são exemplos de brinquedos que, de acordo com a faixa etária da criança, podem ser aproveitados como uma forma de desenvolver ainda mais as habilidades da criança.
As melhores opções de brinquedo de acordo com a faixa etária
0 a 5 meses:
Chocalhos, mordedores, brinquedos de berço, livros de pano ou plástico.
6 meses a 1 ano:
Brinquedos flutuantes, caixas ou brinquedos de encaixar, argolas empilháveis, brinquedos educativos digitais.
1 a 2 anos:
Brinquedos com diferentes texturas, bonecas de tecido, bichos de pelúcia, livros e álbuns de fotografia.
3 a 4 anos:
Com a aquisição da linguagem em alta, brinquedos educativos que desenvolvam habilidades cognitivas são ótimas oportunidades de aprender brincando, é aí que quebra-cabeças e brinquedos mais complexos começam a aparecer.
4 a 6 anos:
Nesse ponto, a criança já aguarda por desafios, por isso é a hora de investir em brinquedos de montar com certa complexidade, por exemplo, quebra-cabeças com maior número de peças.
Conheça as opções de brinquedos educativos da Casinha da Maria e navegue pelo catálogo de produtos de acordo com a faixa etária de seu pequeno e garanta um presente que auxilie no desenvolvimento das crianças.