Os Brinquedos educacionais e a escola.

Criança brincando na escola

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Na escola nem sempre a brincadeira ganha espaço e status de atividade pedagógica. Muitas vezes a brincadeira é colocada em um segundo plano, principalmente no ensino fundamental. Nesse período de escolarização, as crianças muitas vezes são submetidas a horas sentadas em suas carteiras dentro de uma sala de aula. Contudo, algumas escolas valorizam e empregam o uso dos brinquedos educacionais, o que potencializa o desenvolvimento dos alunos ali matriculados.

Crianças entediadas na Escola.
Crianças entediadas na escola.

A brincadeira é uma ferramenta suporte para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem

Apesar de muitas vezes não ter valor de ferramental educacional, de acordo com Cordazzo e Vieira (2007, p. 98), a brincadeira é “uma ferramenta suporte para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem no contexto escolar”. Você sabia que existe uma área pedagógica que se ocupa justamente disso? Sim, existe! Essa área se ocupa do educar através da junção da educação e do lúdico, a ludoeducação.

Ludoeducação. O termo refere-se à abordagem pedagógica que incorpora os elementos dos jogos e das brincadeiras com o intuito de favorecer o processo de ensino-aprendizagem. A palavra “lúdico” é oriunda do latim ludus, que significa brincar ou jogar.

Na ludoeducação mobiliza-se as brincadeiras e os brinquedos educacionais como ferramentas pedagógicas. Essas brincadeiras que podem ser livres e direcionadas, com pares ou educadores, podem e devem propiciar aprendizagens às crianças. Nesses momentos as crianças podem aprender a lidar com seus coleguinhas, aprendendo a dividir e a trabalhar em conjunto, por exemplo. Com os brinquedos educacionais, podem aprender a lidar com demandas e situações do cotidiano, como respeitar o professor e os horários de cada atividade, por exemplo.

Crianças brincando na escola.
Crianças brincando na escola.

brincadeiras e brinquedos utilizados na escola podem propiciar diferentes tipos de aprendizagem

Cordazzo e Vieira (2007, p. 97) destacam que diferentes tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados na escola podem propiciar diferentes tipos de aprendizagem, como “os jogos de perseguir, procurar e pegar” que estimulam o desenvolvimento físico e motor; as “brincadeiras de roda e de adivinhar” que estimulam a linguagem; as “brincadeiras de faz de conta, jogos em grupos, jogos de mesa e as modalidades esportivas” que estimulam aspectos sociais; e “a construção de brinquedos, com os jogos de mesa, de raciocínio e de estratégia” que estimulam o desenvolvimento cognitivo.

Roda de brincadeiras na escola.
Roda de brincadeiras na escola.

Agora quando você for separar um brinquedo para o seu filho levar pra escola, geralmente no “dia do brinquedo”, procure incluir brinquedos educacionais que o estimulem a interagir com seus amiguinhos. Os ganhos para a vida adulta do seu filho, vivendo em sociedade são imensuráveis.

Crianças na escola.
Crianças na escola.

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades sempre que saírem aqui

Deixe um comentário

Veja outros Destaques

Quer ver seu super Herói?

entre em contato com a gente