Na escola nem sempre a brincadeira ganha espaço e status de atividade pedagógica. Muitas vezes a brincadeira é colocada em um segundo plano, principalmente no ensino fundamental. Nesse período de escolarização, as crianças muitas vezes são submetidas a horas sentadas em suas carteiras dentro de uma sala de aula. Contudo, algumas escolas valorizam e empregam o uso dos brinquedos educacionais, o que potencializa o desenvolvimento dos alunos ali matriculados.
A brincadeira é uma ferramenta suporte para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem
Apesar de muitas vezes não ter valor de ferramental educacional, de acordo com Cordazzo e Vieira (2007, p. 98), a brincadeira é “uma ferramenta suporte para estimular o desenvolvimento infantil e a aprendizagem no contexto escolar”. Você sabia que existe uma área pedagógica que se ocupa justamente disso? Sim, existe! Essa área se ocupa do educar através da junção da educação e do lúdico, a ludoeducação.
Ludoeducação. O termo refere-se à abordagem pedagógica que incorpora os elementos dos jogos e das brincadeiras com o intuito de favorecer o processo de ensino-aprendizagem. A palavra “lúdico” é oriunda do latim ludus, que significa brincar ou jogar.
Na ludoeducação mobiliza-se as brincadeiras e os brinquedos educacionais como ferramentas pedagógicas. Essas brincadeiras que podem ser livres e direcionadas, com pares ou educadores, podem e devem propiciar aprendizagens às crianças. Nesses momentos as crianças podem aprender a lidar com seus coleguinhas, aprendendo a dividir e a trabalhar em conjunto, por exemplo. Com os brinquedos educacionais, podem aprender a lidar com demandas e situações do cotidiano, como respeitar o professor e os horários de cada atividade, por exemplo.
brincadeiras e brinquedos utilizados na escola podem propiciar diferentes tipos de aprendizagem
Cordazzo e Vieira (2007, p. 97) destacam que diferentes tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados na escola podem propiciar diferentes tipos de aprendizagem, como “os jogos de perseguir, procurar e pegar” que estimulam o desenvolvimento físico e motor; as “brincadeiras de roda e de adivinhar” que estimulam a linguagem; as “brincadeiras de faz de conta, jogos em grupos, jogos de mesa e as modalidades esportivas” que estimulam aspectos sociais; e “a construção de brinquedos, com os jogos de mesa, de raciocínio e de estratégia” que estimulam o desenvolvimento cognitivo.
Agora quando você for separar um brinquedo para o seu filho levar pra escola, geralmente no “dia do brinquedo”, procure incluir brinquedos educacionais que o estimulem a interagir com seus amiguinhos. Os ganhos para a vida adulta do seu filho, vivendo em sociedade são imensuráveis.