O termo ‘inteligência emocional’ tem se tornado cada dia mais popular, e sem piegas, queridinho por aqueles que desejam viver um cotidiano balanceado e saudável, sabendo aproveitar oportunidades e investindo no conceito chave da inteligência emocional: a empatia. Mas se você ainda não conseguiu entender muito bem qual a ideia por trás desse conjunto de conceitos, a Casinha da Maria hoje vai explicar um pouquinho o que é, quais seus benefícios e como garantir que crianças desenvolvam essa habilidade para garantir qualidade de vida e harmonia no dia a dia.
A inteligência emocional nada mais é do que um conceito que emprestamos da psicologia para o nosso dia a dia e diz respeito à capacidade que nós, humanos, temos de controlar e lidar com situações que envolvam nossas emoções. A inteligência emocional está diretamente ligada com sucesso profissional, segundo uma pesquisa da Talent Smart, isso porque pessoas que sabem se colocar no lugar do outro e controlar instintos é de extrema valia para os negócios. Dentre os pilares da inteligência emocional, estão:
- Conhecimento das emoções;
- Controle das emoções;
- Automotivação;
- Empatia;
- Relacionamento Interpessoal.
Mas e para as crianças, quais os benefícios da inteligência emocional e como desenvolvê-la?
A Escola da Inteligência, especialista em educação socioemocional, traz um guia de como desenvolver a inteligência emocional em crianças, com uma série de dicas para tornar o seu filho ainda mais inteligente, por exemplo:
- Elogie eles pelos esforços;
- Leia com eles;
- Crie regras e limites não impositivos;
- Seja coerente com as suas atitudes;
- Promova a felicidade, a calma e o diálogo.
Além desse guia, a Escola da Inteligência conta com um canal no YouTube, chamado EI Kids, em que traz uma série de vídeos com conteúdos apropriados para desenvolver a inteligência emocional de crianças.
Saiba como os brinquedos educativos auxiliam na inteligência emocional!
Brinquedos educativos são um prato cheio para estimular o desenvolvimentos de uma série de habilidades cognitivas e motoras, fatores que podem impulsionar a inteligência emocional das crianças. Visite o site da Casinha da Maria e conheça o catálogo de brinquedos educativos.