Antes de qualquer coisa, vamos falar de criatividade.
Segundo as definições do Oxford Languages, criatividade é:
substantivo feminino
- 1. qualidade ou característica de quem ou do que é criativo.
- 2. inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.
C R I A T I V I D A D E Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro.
Para ser criativo é preciso viver experiências.
Antes do seu pequeno inovar é preciso que ele conheça o que já foi inventado, tudo aquilo que já existe precisa ser compreendido por ele. Deixe seu filho testar e aprender, ter diversas experiências nos primeiros anos de vida… quanto mais melhor 😉 estimule com esportes, artes, cultura, música, viagens… mesmo que pareça muita atividade, se ele tiver disposição estimule.
Informações, habilidades e criatividade.
Como já citamos aqui no Blog Casinha da Maria em diversos artigos… nada melhor do que aprender brincando, portanto, deixe seu filho brincar muito! Sozinho ou em grupo e com a participação do papai e da mamãe também. É nessa hora que eles estarão absorvendo conhecimentos e participando de experiências que vão estimular capacidades e talentos futuros.
Estimulando a imaginação.
Lembra quando você era criança e brincando com blocos de montar formava figuras, carros, bonecos e se divertia mostrando isso para seus pais e amigos? Então… a imaginação e a criatividade estavam sendo trabalhadas ali. Você viajava na sua brincadeira por horas e horas, não é? Ou quando o vovô contava aquelas histórias emocionantes sobre barcos e piratas em aventuras em alto mar e você se imaginava um aventureiro digno do filme mais emocionante de ação. E quando você, brincando de boneca, se imaginava cuidando de um bebê de verdade e fazia de conta que era a mamãe? Quem nunca brincou de médico ou brincou que estava no “dia no escritório” ajudando papai e mamãe? A criatividade precisa ser estimulada na brincadeira.
Errando e aprendendo.
Errar é uma das principais oportunidades para a criatividade aparecer e entrar em jogo… errando uma ou duas vezes a criança vai procurar acertar de diversas e diferentes formas, é aí que surge a criatividade… resolver as mesmas questões de formas diferentes, simples, divertidas e quem sabe únicas?
E os brinquedos? Qual devo escolher?
Existem diversos tipos de brinquedo que podem ajudar a potencializar o desenvolvimento criativo do seu filho. Vamos citar aqui os mais conhecidos. Você pode ver mais opções no catálogo da Casinha da Maria.
Blocos de montar;
Livros de história e de colorir;
Quebra-cabeça;
Lousa mágica;
Jogos de tabuleiro;
Fantasias;
Brinquedos esportivos;
Casinha de papelão;
Carrinhos.
Aposte mais em brincadeiras com seu filho… conte uma história ou ajude ele a montar um castelo incrível com blocos de montar, pode ser transformador e inesquecível 😉