Brincadeiras entre pais e filhos: o brinquedo educativo fortalecendo os laços familiares.

Pai e filho

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Pais e filhos confinados em casa.

Em tempos de COVID, quarentena e pandemia, o confinamento em casa para quem tem filhos não tem sido fácil, não é mesmo?

Conciliar trabalho remoto, reunião por vídeo chamada, louça pra lavar, almoço pra cozinhar… volta para o trabalho remoto e no meio de tanta correria como ficam os pequenos em casa, presos e cheios de energia pra gastar? 

Mesmo para quem não tem a rotina de um trabalho remoto, ficar confinado 24h com os pequenos é um desafio e tanto, mas também uma grande oportunidade de brincar com seus filhos e ajudá-los no desenvolvimento de suas habilidades e talentos.

Pais e filhos brincando em casa.
Pais e filhos brincando em casa.

Brinquedos e brincadeiras são nossos aliados.

As brincadeiras e os brinquedos educativos podem ser grandes aliados nesse momento de confinamento, já que ajudam os papais e os pequenos a interagirem enquanto desenvolvem aptidões específicas conforme a proposta de cada brinquedo ou brincadeira. Fortalecendo os laços afetivos e estimulando o desenvolvimento da criança.

Brincando no tapete da sala.
Brincando no tapete da sala.

Como já aprendemos aqui, os artigos do BLOG CASINHA DA MARIA, cada faixa etária exige um comportamento diferente na hora de brincar e interagir com as crianças. Vamos lá:

Gestantes

A mulher gestante pode interagir com seu bebê antes mesmo dele nascer, conversando com o bebê usando um tom de voz suave, com palavras de afeto. Toda a família deve conversar com o bebê ainda na barriga.

Bebês | 0 a 3 meses

Quando eles choram é porque estão incomodados com alguma coisa. Eles já acompanham com os olhos e são sensíveis aos sons. Estimule através da fala e da música e utilize brinquedos coloridos ou que emitam sons… o bebê vai tentar descobrir de onde vêm os sons e vai tentar pegar os objetos.

Família musical.
Família musical.

Bebês | 3 a 6 meses

Nesse período, a maioria dos pequenos já reconhecem as pessoas de seu convívio e começam a interagir mais. Agarram objetos ao seu alcance e demonstram mais interesse em objetos e brinquedos que fazem barulho. Brinque de esconder com as mãos no rosto, brinque com brinquedos e objetos que fazem barulho e deixe bem próximo, brinquedos sensoriais seguros e para a faixa etária dele, para que ele possa agarrar e brincar sem se engasgar ou se machucar.

Bebês | 6 a 9 meses

Já conseguem se arrastar, engatinhar, sentar e ficar em pé. Acompanhe o pequeno e o ajude a explorar a casa. Sempre cuidando da segurança dele e sempre chamando os objetos e pessoas pelo nome para que a criança comece a assimilar o nome de cada coisa. Você também pode esconder brinquedos para eles encontrarem.

Mãe e filho brincando.
Mãe e filho brincando.

Bebês | 9 a 12 meses

Algumas crianças já podem pegar, atirar e colocar e retirar objetos em caixas. Você pode deixar o bebê batucar em panelas e bacias de metal, com colheres de madeira ou brinquedos, sempre com sua supervisão. Use música e estimule o bebê a brincar com os objetos sozinho.

Crianças | 1 a 2 anos

Essa idade é pura energia. As crianças estão em constante movimento, não é? É o momento onde eles vão ganhando equilíbrio e segurança. Mesmo que caiam, eles levantam e continuam se movimentando. Interaja fazendo perguntas do tipo: onde está o seu rosto? Onde está o seu nariz? Qual o seu nome? Quantos anos você tem? Deixe-o brincar de guardar e retirar objetos de uma caixa.

Crianças e pais brincando no quintal.
Crianças e pais brincando no quintal.

Crianças | 2 a 3 anos

A coordenação motora está sendo formada. Nessa hora a criança começa a utilizar todas as partes do corpo, principalmente as mãos. Eles já podem levar a colher até a boca, escovar os dentes e rabiscar folhas de papel. Estimule a brincadeira de correr e saltar, desenhe com ele e pergunte qual foi o desenho. Conte e crie historinhas pra ajudar a desenvolver a imaginação dele.

Crianças | 3 a 6 anos

Nessa fase eles já correm, saltam, tem mais equilíbrio e mais independência. Você pode brincar de jogos, como fazer cesta de basquete com objetos ou pedir ajuda com as tarefas da casa.

Papai e mamãe lendo para o seu filho.
Papai e mamãe lendo para o seu filho.
Para todas as idades existem brinquedos sensoriais e educacionais específicos aqui no catálogo da Casinha da Maria.

A brincadeira entre pais e filhos pode ser pura diversão e nessa hora os laços familiares são fortalecidos. Os pequenos ganham mais confiança e se sentem mais seguros com os papais ao lado. Além das atividades simples e acessíveis para cada família (que citamos acima), você pode criar hábitos saudáveis com seus filhos como sempre ler juntos os livros e títulos infantis ou assistir filmes e desenhos, montar um quebra-cabeça, jogar jogos de tabuleiro, pintar, desenhar… brincar com a lousa mágica, criar brinquedos recicláveis entre muitas outras ideias que você pode ter lendo os demais artigos aqui do Blog Casinha da Maria.

Família unida na sala.
Família unida na sala.

O mais importante é aproveitar essa rica oportunidade junto com seus pequenos, com inteligência, criatividade e muita paciência. Você vai perceber quão rico é brincar com o seu pequeno e contribuir no desenvolvimento motor, desenvolvimento psicológico, desenvolvimento físico, desenvolvimento mental e no desenvolvimento como um todo de um futuro adulto.

Fique ligado nos próximos artigos e juntos vamos continuar aprendendo sobre brinquedos e brincadeiras para os pequenos.

Algumas dicas desse artigo foram retiradas do canal da UNICEF no Youtube.

Até a próxima 🙂

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades sempre que saírem aqui

Deixe um comentário

Veja outros Destaques

Quer ver seu super Herói?

entre em contato com a gente