Você pode até tentar fugir, mas duvido que nos últimos meses você não tenha visto alguma notícia sobre o BBB e as brigas homéricas que acontecem por lá. Claro que não é só de briga que vive o BBB, também tem as festas, as provas e os laços afetivos que se formam entre os participantes.
Vamos falar sobre futuros adultos?
Tá, mas você deve estar aí se perguntando qual a relação do BBB com brinquedos pedagógicos, que é o título desse artigo? E eu te respondo: é tudo sobre socializar, dividir, somar, compreender, coisas básicas que aprendemos ou deveríamos aprender durante a infância, muitas vezes brincando. Portanto o BBB e brinquedos pedagógicos tem muito a ver com tudo isso. Vem, vamos falar mais de BBB \o/.
Como já falamos em outros artigos aqui no Blog Casinha da Maria é na infância que são construídos os valores e o caráter do futuro adulto. Na fase de infância dos adultos de hoje é que se desenvolveu, através de brincadeiras, jogos, músicas, alegrias, fantasias – ou na ausência disso tudo – o caráter, personalidade e forma de se relacionar hoje. Nas brincadeiras em grupo, por exemplo, com jogos e brinquedos pedagógicos, as crianças também têm a oportunidade de aprender a dividir, somar, socializar.
BBB, crianças e adultos. O que a ciência diz?
Ao analisarmos esse tema aos olhos da questão científica, segundo Borsa (2007, p.2), o grupo social onde a criança nasce, além de satisfazer as suas necessidades, transmite-lhe a cultura acumulada ao longo de todo o curso do desenvolvimento da espécie. Portanto, essa transmissão cultural envolve valores, normas, costumes, atribuições de papéis, ensino de linguagem, habilidades e conteúdos escolares, bem como aquilo que cada grupo social foi acumulando ao longo da história e que é realizado através de determinados agentes sociais, que são encarregados de satisfazer as necessidades da criança e incorporá-la ao grupo social.
Empatia e inteligência emocional.
A empatia, tão necessária para a vida adulta e o convívio em sociedade, segundo Hoffman (1981), é a resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa. Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia seria uma espécie de “inteligência emocional” e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva – relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva – relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia. A criança não nasce com esta habilidade, e por esta razão precisa de ajuda das figuras parentais e do ambiente que a cerca para ir desenvolvendo até chegar a vida adulta, independente.
Crianças hoje, adultos amanha.
Analisando os pontos acima levantados podemos entender a profunda relação entre o desenvolvimento infantil e o comportamento adulto em sociedade, podemos perceber adultos muitas vezes frágeis em suas personalidades e com baixa inteligência emocional ou em alguns casos com ausência total dela. E nesse ponto, o papel dos pais e(ou) tutores é garantir momentos saudáveis de brincadeira e interação, de pai pra filho e em grupo para que seus pequenos, possam crescer e se desenvolver brincando.
Portanto, existe uma gama variada de brinquedos pedagógicos, educacionais que podem auxiliar os pais nesse momento importante do desenvolvimento da criança. Brinquedos e brincadeiras que gerem a oportunidade para as crianças desenvolverem e fixarem regras de convívio social, estabelecendo e fortalecendo laços emocionais e sociais que serão extremamente úteis na vida adulta e no convívio social, que seja para participar de um BBB, para enfrentar a vida em um escritório ou em um lar com seu futuro parceiro(a) e nas diversas outras situações que a vida adulta vai lhe proporcionar.
Valorize ao máximo o momento que possa ter com seus pequenos, ajudando-os, sendo mediadores e fornecedores de caminhos que o levem a ser um adulto completo, pleno e feliz que sabe conviver em sociedade respeitando o seu próximo. Brinque com seu filho.