A brincadeira faz parte do cotidiano das crianças e muitos pais consideram esses momentos como prazerosos e de pura diversão. Contudo, na hora de brincar as crianças também estão se desenvolvendo e aprendendo. Nas diferentes brincadeiras e com diferentes tipos de brinquedos educacionais, as crianças desenvolvem habilidades físicas, psicológicas, cognitivas, emocionais e sociais, fundamentais nas etapas posteriores do desenvolvimento infantil e para o seu futuro convívio social.
É muito comum, por exemplo, encontrarmos crianças brincando e nesse momento do brincar, podemos perceber elas imitarem os papéis sociais que conhecem, como fingir ser o papai, ou a mamãe, familiares ou outros representantes de sua comunidade, como bombeiros, professores, policiais… E também é comum elas reproduzirem as ações dessas personalidades. Reproduzem, no brincar, as atitudes e ações dos seus parentes em diferentes tipos de atividades, como fazer compras, lavar roupas, dirigir, trabalhar… também reproduzem as atitudes e ações características do que acreditam ser próprias de determinada profissão, como ao fingir ser uma professora dizer “você tem que fazer a lição” se dirigindo ao amiguinho que ficou com o papel do estudante.
Nessas brincadeiras as crianças têm a oportunidade de aprender e fixar, por exemplo, as regras de convívio social vivenciadas por elas, estabelecer e fortalecer os laços emocionais e sociais, desenvolver habilidades cognitivas… E nesse sentido o adulto tem um papel não só de modelo para a criança prender e desenvolver-se como também pode ser um mediador, no brincar junto, estabelecendo e auxiliando a criança a compreender os diferentes papéis sociais, as regras e condutas de cada situação. O brinquedo educacional também é uma importante ferramenta nesse processo de aprendizagem, como veremos em outros artigos aqui no Blog Casinha da Maria. Fiquem ligados!
Compartilharemos muitas dicas e aprendizados neste canal. Até breve 🙂